14 de fevereiro de 2014

Literatura escrita por mulheres

Muito está sendo dito sobre como 2014 será um ano para se ler livros escritos por mulheres (caso você não tenha acompanhado ainda, recomendo as seguintes leituras: o tumblr leia mulheres 2014; um post aqui e outro aqui da Juliana Brina, d’o Pintassilgo, um texto do Arthur no Posfácio). 

Ilustra do incrível Thoca Maer, daqui.



Gosto de ideia porque sempre gostei de ler de maneira variada: sempre tento sair da minha zona de conforto como leitora e me provocar a ler coisas novas ou que não costumo ler. E faz uns quatro anos que percebi pela primeira vez que a maioria dos livros que eu tinha era escrito por homens e comecei a tentar mudar isso. Acho que ainda hoje minha estante é de maioria masculina (quem sabe eu não conte qualquer dia desses?), mas a diferença está menor.


Para dar uma humilde contribuição ao projeto, listo abaixo textos e vídeos em que falo sobre livros escritos por mulheres:


Resenhas
Hibisco Roxo - Chimamanda Adichie
Copacabana Dreams - Natércia Pontes  
Quando ia me esquecendo de você - Maria Silvia Camargo 
Je Nathanaël - Nathanaël 
Para quando formos melhores - Celeste Antunes


Vídeos

Are you my mother? - Alison Bechdel
Guadalupe - Angélica Freitas - e A Máquina de Goldberg - Vanessa Barbara
Por favor, cuide da mamãe - Kyung-Sook Shin
Dreaming in French - Alice Kaplan
It chooses you - Miranda July
Sua voz dentro de mim - Emma Forrest
Três mulheres fortes - Marie NDiaye
Fera d’Alma - Herta Müller
Filhos do Jacarandá - Sahar Delijani
Esquilos de Pavlov - Laura Erber
Tipos de Perturbação - Lydia Davis
The Cuckoo’s Calling - J.K.Rowling
Eu sou Malala - Malala Yousafsai
Noites de Alface - Vanessa Barbara
Vida Querida - Alice Munro
Perdoe-me tanto laquê - Juliana Gervason
Bing Ring - Nancy Jo Sales


PS. repararam que minha lista mostra que leio basicamente mulheres novas e vivas? Não tinha percebido esse “padrão” antes de criar a lista aqui. Pensando em mudar isso, já estou lendo contos da Flannery O'Connor. Outras sugestões?

11 comentários:

  1. Oi, Gisele! Tenho algumas sugestões de autoras pra você: Karen Blixen, Marina Tsvetáieva, Anna Akhmátova, Liudmila Petruchévskaia e Liudmila Ulitskaia. Eu sei que você não é assim muito fã de poesia, mas a Akhmátova é maravilhosa! A Tsvetáieva é mais conhecida por sua obra poética mas ela também escreveu em prosa. As outras também são prosadoras. Eu gosto muito dessas escritoras e acho que você poderia gostar. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! Já estou com um livro de contos da Karen para ler em casa (deve ser logo). Mas obrigada pelas outras indicações, nomes anotados! Beijos

      Excluir
  2. Olá Gisele.. depois que li seu post fui dar uma olhada nos livros que tenho e me dei conta que os meus livros são a maioria escritos por homens tb! Hora de mudar isso e conhecer autoras novas, gostei do seu projeto.. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica! Tomara que a gente consiga ;) Beijos

      Excluir
  3. Ótimo projeto, Gisele! Eu também leio basicamente mulheres contemporâneas...
    Terminei de ler hoje mesmo O sol é para todos (To kill a mockingbird) da Harper Lee, e indico fortemente este livro. Melhor leitura do ano e acho difícil alguma outra superá-la. Acho que você irá gostar bastante, apesar de não me surpreender se disser que já leu ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mell! Não li ainda não, hehe, mas está na lista! É uma boa ideia, vou tentar ler esse ano ;) Beijos!

      Excluir
  4. Anotei vários livros da sua lista, Gisele! :-) Quero muito ler Vanessa Bárbara e Carol Bensimon, porque estou em falta com as autoras brasileiras... Se animar, podemos fazer a leitura compartilhada/buddy reading de alguma obra específica escrita por uma mulher... :-D Minha lista está imensa... Leiamos mulheres, né! :-]
    Beijos,
    Ju, o pintassilgo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju! Podemos sim pensar em ler algo junto, mas pode ser mais para frente? E acho que você vai gostar das duas, mas acho que mais da Vanessa Bárbara. Beijos!

      Excluir
    2. Eba! Então tá. Mais pra frente é melhor para mim também: estou enrolada nas buddy readings... :-P Vou começar pela Vanessa, então! Beijos :-]

      Excluir
  5. Respostas
    1. Oi Francine! Dela eu li "Mrs. Dalloway" e "O tempo passa". Já estou com "To the Lighthouse" em casa. Você indica algum outro? Beijos!

      Excluir