20 de agosto de 2013

Bibliófilos e suas bibliotecas

Essa semana, publiquei no Youtube um vídeo com comentários sobre o livro "Fantasmas na Biblioteca", de Jacques Bonnet. Bonnet é francês, editor, tradutor e... bibliófilo - um colecionador de livros. Na obra, o autor fala sobre como é viver entre (muitos) livros, como é o processo de escolha, organização e leitura das diferentes obras que tem em casa.



Depois disso, fiquei pensando... como são as bibliotecas dos bibliófilos? Afinal, se já temos problemas nas nossas casas com nossos livros, imagina eles (com seus 20, 30, 40 mil ou mais). Abaixo, algumas imagens:

Fonte da imagem
O próprio Jacques Bonnet, que comenta no livro que precisou espalhar seus cerca de 20 mil volumes em diversos cômodos da casa. 


Fonte da imagem
Alberto Manguel, que também tem vários livros publicados sobre o tema (como o "Uma noite na biblioteca" ou "Uma história da leitura").

Fonte da imagem
José Mindlin, um bibliófilo brasileiro, chegou a ter 45 mil volumes na sua biblioteca. Faleceu em 2010.

Fonte da imagem 

Umberto Eco é um dos autores que defendem que as grandes bibliotecas não são lidas por completo - e nem são feitas com esse objetivo. A intenção é ter tudo por perto, disponível, para quando quiser ler.

10 comentários:

  1. Invejinha das bibliotecas deles =) A minha tem só uma estante por enquanto, mas ela está crescendo hehehehe Preciso achar u emprego que pague mais pra mudar isso =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste é quando vc precisa comprar menos livros para comprar uma estante/prateleira nova ;) Beijos!

      Excluir
  2. Inclusive Umberco Eco tem um livro muito legal sobre, bem, livros. Chama-se "A Memória Vegetal".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não conheço, mas foi para a lista (aumentei sua lista, mas vc tbm aumentou a minha ;)). Beijos!

      Excluir
  3. Que sonho ter uma biblioteca como a deles...
    Eu li que o Mindlin comprava livros todos os dias. Mas além do amor pelos livros ele era rico, né, assim como todos os outros devem ser também. Um dia vamos enricar e comprar muitos livros! Inxalá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. auhahuahuahuah! Enricar é importante mesmo ;) Imagina comprar livros todos os dias? É pelo menos 30 livros por mês... pena que seria praticamente impossível ler todos, né? Beijos!

      Excluir
    2. Mas é como tu mesma escreveu sobre o Eco, Gisele, não precisa ler todos os livros mas é importante ter tudo por perto. Acho que as pessoas que puderam e podem ter uma grande biblioteca dificilmente conseguiram ler cada volume. Algumas obras, por exemplo, servem mais de consulta e não pra ler como um romance, né.

      Excluir
    3. Claro! E edições raras, dessas que vc não pega para ler pq são frágeis demais também...

      Excluir
  4. Gisele, amei seu blog. Ter uma biblioteca só pra nós, pq todo mundo tem o direito. Deveria estar assegurado na constituição!!!! ;>)) Amo o Eco. beijos

    ResponderExcluir